Classes em C Sharp

logo C# coloridoClasses em C Sharp.

Recebi um dúvida de uma aluna sobre como utilizar classes em um formulário de Windows na Linguagem C#.

Esta é uma dúvida recorrente, pois muitos programadores ainda estão atrelados a conhecer e saber utilizar as técnicas básicas da programação estruturada, como os desvios condicionais, laços de repetição, vetores, funções, etc.

Quando se deparam com as técnicas da programação orientada a objetos o caldo começa a derramar e as dificuldades aparecem.

Vídeo com a resposta da dúvida.

Neste vídeo tentei ser bem simples e fui direto ao ponto, criei um projeto novo, para o “Windows Forms Application” e neste projeto adicionei uma classe chamada: Pessoa.

Declarei alguns “fields” (campos) declarando suas propriedades privadas e públicas.

Depois, fiz outra classe: “Estudante”, que herda da classe “Pessoa”, os atributos declarados e também declarei alguns campos.

Pela dúvida da aluna:

PROFESSOR, NÃO SEI ONDE COLOCAR AS CLASSES!
quando coloco uma classe dentro do form principal ele da um erro, some o formulario, qual seria o local certo para colocar as classes ,por exemplo classe estudante e classe professor , elas vao herdar atributOs da classe pessoa, onde coloco essas classes????

Percebam que o erro principal estava em declarar a classe dentro do formulário principal.

Para esta situação, primeiro fazemos a classe e depois sim, dentro do formulário principal fazemos a “Instância de um objeto baseado em uma classe” para fazer uso das classes.

Para demostrar o uso das classes fiz no formulário principal uma tela de entrada e saída de dados, com dois botões de comando: Um deles serve para enviar um nome para a classe estudante e o outro serve para pegar o nome inserido na classe estudante e apresenta em uma “textBox”.

Conclusão.

Bom queridos alunos, amigos, seguidores e demais pessoas, fico a disposição de todos para suprimir dúvidas, assim como minha querida aluna, teve a coragem de colocar suas dificuldades, todos sintam-se convidados a colocar as suas dúvidas neste meu blog, no meu canal do youtube, no face ou em qualquer outra forma de contato com minha pessoa.

Tenho apenas um pedido: “Cliquem em “GOSTEI”, compartilhem com seus amigos, pois para que eu possa continuar a trabalhar com estas ferramentas online da internet: “google”, “facebook”, “youtube” é necessário que tenha muitas, mas muitas curtidas e like’s, portanto, se não for pedir muito, façam isto que estarei muito agradecido e disponível para continuar a solucionar outras dúvidas.

Um grande abraço a todos!

E vamos: “Ao infinito e além!.

Antonio H Reis

 

2 thoughts on “Classes em C Sharp

    1. Olá Filipe.

      Obrigado por compartilhar a sua dúvida, vamos ver se respondo-a e esclareço sua questão.

      Para ser um programador, a principal característica é ter um bom raciocínio lógico.

      Praticar muito as técnicas básicas da programação estruturada, como:

      – Entrada, processamento e Saída de dados
      – Tipos de dados e variáveis
      – Estruturas de Desvios condicionais
      – Estruturas de Laços de repetição

      Estas são as estruturas lógicas mais comuns em qualquer programa de computador, seja em C#, C, C++, Java, PHP, Python, etc.

      É de vital importância que você saiba usá-las em qualquer situação, portanto é as que você deve estudar para começar a programar.

      Depois virão técnicas mais complexas, como as que são usadas em C#, já que nesta linguagem, além de Programação estruturada, também é utilizada a Técnica da Programação Orientada a objetos.

      Meu conselho é que você dedique um bom tempo nos estudos das técnicas básicas da programação estruturada.

      Se posso dar um conselho, você pode fazer um curso básico sobre isto através do link abaixo:

      Aprenda e Domine a Linguagem C

      Neste curso você terá o acompanhamento do professor nestas técnicas básicas de programação na IDE do Microsoft Visual Studio 2015 – Versão Community, utilizando a Linguagem C, e já vai estar se acostumando ao ambiente de desenvolvimento no visual Studio.

      Enfim, um programador é aquela pessoa que gosta de desafios, que tem um bom nível de concentração ao resolver problemas e está sempre pronto para aprender coisas novas. Um programador é um eterno estudante.

      Siga outro conselho:

      “Aprender programação só é possível fazendo programas de computador! Não se aprende lendo programas, copiando programas, só se aprender fazendo programas!”

      Posso dizer que vamos aprender com os erros que iremos cometer na caminhada da programação, eles irão ensiná-lo a não cometer os mesmos erros em outro programa.

      Filipe, espero ter ajudado a responder esta tua dúvida, fico a disposição para aprofundar suas questões e sempre que tiveres dificuldades estarei a disposição.

      Tenho vários vídeos em meu canal do YouTube sobre programação, fica meu convite para você ir lá e assistí-los.

      Um grande abraço!
      Antonio H Reis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *