Classes em C Sharp

logo C# coloridoClasses em C Sharp.

Recebi um dúvida de uma aluna sobre como utilizar classes em um formulário de Windows na Linguagem C#.

Esta é uma dúvida recorrente, pois muitos programadores ainda estão atrelados a conhecer e saber utilizar as técnicas básicas da programação estruturada, como os desvios condicionais, laços de repetição, vetores, funções, etc.

Quando se deparam com as técnicas da programação orientada a objetos o caldo começa a derramar e as dificuldades aparecem.

Vídeo com a resposta da dúvida.

Neste vídeo tentei ser bem simples e fui direto ao ponto, criei um projeto novo, para o “Windows Forms Application” e neste projeto adicionei uma classe chamada: Pessoa.

Declarei alguns “fields” (campos) declarando suas propriedades privadas e públicas.

Depois, fiz outra classe: “Estudante”, que herda da classe “Pessoa”, os atributos declarados e também declarei alguns campos.

Pela dúvida da aluna:

PROFESSOR, NÃO SEI ONDE COLOCAR AS CLASSES!
quando coloco uma classe dentro do form principal ele da um erro, some o formulario, qual seria o local certo para colocar as classes ,por exemplo classe estudante e classe professor , elas vao herdar atributOs da classe pessoa, onde coloco essas classes????

Percebam que o erro principal estava em declarar a classe dentro do formulário principal.

Para esta situação, primeiro fazemos a classe e depois sim, dentro do formulário principal fazemos a “Instância de um objeto baseado em uma classe” para fazer uso das classes.

Para demostrar o uso das classes fiz no formulário principal uma tela de entrada e saída de dados, com dois botões de comando: Um deles serve para enviar um nome para a classe estudante e o outro serve para pegar o nome inserido na classe estudante e apresenta em uma “textBox”.

Conclusão.

Bom queridos alunos, amigos, seguidores e demais pessoas, fico a disposição de todos para suprimir dúvidas, assim como minha querida aluna, teve a coragem de colocar suas dificuldades, todos sintam-se convidados a colocar as suas dúvidas neste meu blog, no meu canal do youtube, no face ou em qualquer outra forma de contato com minha pessoa.

Tenho apenas um pedido: “Cliquem em “GOSTEI”, compartilhem com seus amigos, pois para que eu possa continuar a trabalhar com estas ferramentas online da internet: “google”, “facebook”, “youtube” é necessário que tenha muitas, mas muitas curtidas e like’s, portanto, se não for pedir muito, façam isto que estarei muito agradecido e disponível para continuar a solucionar outras dúvidas.

Um grande abraço a todos!

E vamos: “Ao infinito e além!.

Antonio H Reis

 

One thought on “Classes em C Sharp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *