Mercado de Trabalho

Mercado de trabalho
Mercado de trabalho

Mercado de Trabalho

Em algumas análises que tenho feito em sites de oportunidades de empregos, onde estive procurando por vagas como programador de computadores, desenvolvedor em linguagem C, programador web, etc, constatei que existe muitas opções disponíveis no mercado de trabalho, tanto para estágio, quanto para empregado como programador (junior, senior e pleno).

Minha principal preocupação foi identificar as características destas vagas. O que é necessário saber? Quais os conhecimentos necessários? Quais as linguagens de programação são necessárias saber?

Setor de RH

Para tentar dirimir algumas dúvidas conversei com uma amiga que trabalha no setor de RH de uma empresa de desenvolvimento de software e ela me indicou algumas características necessárias para a ocupação de vagas de jovens talentos, ou seja para estagiários na área de programação de computadores.

Eis a resposta, com algumas destas características:

O perfil dos jovens que hoje já atuam nesse projeto é bastante dinâmico.
Facilmente você conseguirá identificar esse perfil entre teus alunos, é aquele cara que presta muita atenção na aula e tem interesse por tecnologias diferentes, costuma ter interesse por aprofundar os conteúdos em sala de aula.
Quanto aos conhecimentos técnicos, o perfil é bem Júnior mesmo, o objetivo é contribuir com a aprendizagem.

 

Vejam que interessante o perfil citado por ela, releiam porque é muito importante.
Também perguntei para ela se determinado candidato a programador, não possui diploma algum, mas tem experiência na área, seria contratado, ou simplesmente descartado?

Ela disse que o curriculum é analisado e se houver experiência em desenvolvimento ele estaria concorrendo a vaga. Citou inclusive uma contratação realizada na qual a pessoa não tinha nenhum curso e foi contratado porque tinha um “book” com muitos projetos desenvolvidos.

Então, nesta breve análise percebemos que para quem realmente “sabe fazer” há muitas oportunidades disponíveis.

Incentivo do salário

Costumo incentivar meus alunos informando que o salário médio de um estagiário na área de informática está em torno de R$ 1.200,00 e que se ele tiver “cabeça”, for esforçado, estudioso, gosta de desafios intelectuais, ele tem grandes chances de ser efetivado.

Também falo que o salário de um programador júnior fica em torno de R$ 3.000,00 e que não há limite de ganho, pois a medida que a pessoa vai adquirindo experiência, conhecendo e trabalhando em outras linguagens seu salário vai subindo e sem limites.

Falando em linguagens, talvez você se pergunte:

“Que linguagem de programação devo começar a estudar?”

Respondo a você:

“O primeiro e primordial conhecimento que devemos ter é o do raciocínio lógico”.

Depois que soubermos desenvolver atividades baseadas em algoritmos, podemos iniciar a ler e estudar a sintaxe de uma linguagem.

Eu recomendo a linguagem C, porque muitas outras linguagens são derivadas desta.

Talvez as linguagens mais conhecidas que tem origem na linguagem C são:

  • Visual C#
  • Java
  • Python

Portanto, se você souber a sintaxe básica da linguagem C e as estruturas da programação estruturada como:

  • tipos de dados básicos
  • variáveis
  • os vários tipos de desvios condicionais
  • os vários tipos de laços de repetição

Você estará no caminho certo.

Depois de começarmos a programar computadores, muitas linguagens passarão em nossas vidas, muitos serão os projetos que iremos participar, muitas serão as experiências que teremos, mas uma coisa é importante:

“Você deve começar JÁ nesta área de desenvolvimento de software”

O mercado de trabalho está carente e esperando por você. Vamos lá, não deixe para amanhã o processo de mudança de profissão, comece hoje mesmo aprender a programar.

Para dar mais detalhes gravei um podcast falando um pouco mais sobre o assunto, faço algumas análises sobre vagas que estão no google.

Acompanhe em meu canal do youtube: https://www.youtube.com/user/AntonioHReis

Caso você tenha algum assunto, alguma dúvida, deixe seu comentário que terei o maior prazer em tratar em um outro post.

Um grande abraço a todos!
Antonio H Reis

2 thoughts on “Mercado de Trabalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *