Programação de computadores

computer-equipment-slide-249670-hProgramação de computadores

Pessoal gravei um post sobre onde encontrar a fonte de conhecimentos sobre a programação de computadores.

Como podemos transformar nossa vida pessoal sendo um bom profissional da área da programação de computadores.

Área que possui muitas vagas disponíveis no mercado de trabalho.

Estive dando uma olhada no site do SINE e procurei para o RS vagas de Desenvolvedor e encontrei 458 vagas e outras 177 de programador de computadores. Dá para perceber que tem muitas vagas e está faltando gente qualificada para preenchê-las. Dá uma olhada neste site e veja o salário médio destes profissionais. Tenho certeza que vai ser um incentivo para você estudar e aprender a programar computadores.

O que é necessário para preencher estas vagas?

Eu te repondo:

SABER FAZER

Não basta apenas ter um diploma de um curso qualquer, mas saber fazer, ter o conhecimento e fazer dele a alavanca para ocupar estas oportunidades de trabalho. E para conseguir captar este conhecimento você precisa estudar, estudar muito, fazer muitos exercícios de programação.

Ficar apenas copiando ou olhando o código fonte de outros programadores não irá surtir nenhum efeito, você precisa dar a chance dos “erros” de programação mostrar para você o caminho certo. É com o erros que iremos aprender, assim como uma criança que ao aprender a caminhar: ela cai e levanta, cai e levanta, até que tenha a firmeza nas pernas para mantê-la no passo certo.

Muitos acham que fazer os exercícios não são necessários, é “frescura” dos professores. Pois meu amigo, eu não conheço outro caminho para alguém se transformar em um profissional da área de TI, se não for pelo estudo e a pratica daquilo que se está estudando.

Vou te falar uma coisa, lembro quando eu comecei a estudar programação, isto lá pelos idos dos anos 80. Na empresa em que trabalhava como “Operador de computadores” tinha um livro de Z8 que tinha vários capítulos estruturados da seguinte forma:

  • 10 exemplos resolvidos
  • 10 exercícios não resolvidos

Pois, fiz todos eles, e posso dizer que aprendi a base da programação com ele. Aqui está a capa deste livro:

capa do livro de Z80

Portanto, um dos locais que devemos frequentar com assiduidade é a biblioteca. Fazer uso dos livros para ampliar nossos horizontes.

Claro que há outras fontes, mas a biblioteca é um lugar sagrado.

Vídeo: Post da Biblioteca

Assista este vídeo e dê sua opinião sobre o assunto.

Atualmente há outras possibilidades de aprender a programação de computadores com muitos cursos online dos quais destaco dois cursos:

Aprenda e Domine a Linguagem C usando o Microsoft Visual Studio

Programar em C usando o Code Blocks.

Confira nos links de cada curso!

Um grande abraço a todos!

Antonio H Reis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *