Programador de computadores

Mercado de trabalho
Mercado de trabalho

Analisando vagas de programador de computadores.

Vamos fazer algumas observações sobre várias vagas de programador de computadores publicadas em sites de emprego.

O que iremos analisar:

  • O que é necessário saber?
  • Quais as exigências do mercado?
  • Qual o salário oferecido?

Primeira vaga de emprego

Desenvolvedor .net Pleno

  • Requisitos: Experiência com Desenvolvimento em .Net/C#; Conhecimento em Banco de Dados SQL Server.Requisitos Desejáveis: Conhecimento em PL/SQL; ASP.NET MVC; Entity Framework e JavaScript.Local de trabalho: TECNOPUC- Porto Alegre/RS

Análise

Nesta vaga é necessário saber a linguagem de programação C# e banco de dados  SQL Server, ambos nativos do ambiente .NET da Microsoft.

Se destacará o candidato que tem conhecimentos em PL/SQL; ASP.NET MVC; Entity Framework e JavaScript.

PL/SQL: Procedural Language/Structured Query Language, ou seja saber a linguagem padrão SQL para banco de dados SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de dados)

ASP.NET: é a plataforma da Microsoft para o desenvolvimento de aplicações Web

MVC: Model View Controller –  é um padrão de arquitetura de software que separa a representação da informação da interação do usuário com ele. O modelo (model) consiste nos dados da aplicação, regras de negócios, lógica e funções. Uma visão (view) pode ser qualquer saída de representação dos dados, como uma tabela ou um diagrama. É possível ter várias visões do mesmo dado, como um gráfico de barras para gerenciamento e uma visão tabular para contadores. O controlador (controller) faz a mediação da entrada, convertendo-a em comandos para o modelo ou visão.

Entity Framework: fornece uma experiência de acesso a dados LINQ fortemente tipada nos bancos de dados relacionais incluindo acesso ao SQL Server de uma forma direta e eficiente.

JavaScript: Linguagem de programação interpretada utilizada na programação de páginas da internet.

Esta vaga não informa o salário, mas percebe-se o grau de conhecimento que o candidato deve ter das ferramentas de desenvolvimento da Microsoft e também de banco de dados. Esta vaga estava marcada como urgente e foi publicada no site da Datum.

Segunda vaga de emprego

Desenvolvedor C

  • Necessário: Experiência com desenvolvimento na linguagem C e C++; testes unitários; análise; soluções e suporte.Conhecimentos específicos em: desenvolvimento com API Windows; visual studio; jenkins e SVN.Desejável: Conhecimento web (HTML, CSS e JS); Bash, Python, Perl; Powershell; desenvolvimento de scripts para teste unitário. integrado e análise de registros (diagnóstico de falha).Local de trabalho: Porto Alegre/RS

Análise

Nesta vaga é importante que o candidato saiba programar na linguagem C e C++, saiba fazer testes de software, fazer a análise de novos problemas criando soluções e também dar suporte ao programa.

Deverá ter conhecimentos específicos sobre:

Desenvolvimento com API Windows: é um conjunto base de interfaces de programação (API) para o sistema operacional Windows.

Visual Studio: Conhecer o ambiente de desenvolvimento do Microsoft Visual Studio que envolve linguagens C, C++, C#, Visual Basic, etc.

Jenkins: Quanto temos muitos profissionais trabalhando em um equipe onde cada membro faz uma alteração no sistema o que deverá ser integrado ao sistema principal e necessariamente compilado. O termo que identifica o processo é Integração contínua.

SVN – Apache Subversion: é um sistema de controle de versão desenhado especificamente para ser um substituto moderno do CVS,

Percebe-se que nesta vaga de emprego o programador de computador vai trabalhar no desenvolvimento de software trabalhando em um equipe de desenvolvedores, e que os projetos serão de tamanho razoavelmente grande, em termos de número de linhas de código escrita, pois os mesmos deverão integrar o seu código no sistema.

Além disto o programador deverá ter conhecimentos de desenvolvimento de páginas para internet, pois este conhecimento é desejável. Esta vaga também é da Datum e também foi publicada no site do Baguete.

Terceira vaga de emprego

Desenvolvedor Back End

  • Necessário: Trabalhar com desenvolvimento back end para aplicativos para Android e iOS; sites web para administração de contas; ferramentas de administração e monitoramento do sistema Bora; e serviços usando o protocolo REST para atender o front end dos aplicativos.O desenvolvimento será todo feito em sistema operacional Linux.Requisitos: – ter domínio de Java, e/ou C++, e/ou C aplicada em desenvolvimento de aplicativos na Internet, principalmente com serviços baseados no protocolo REST;
    – ter, pelo menos, 3 anos de prática profissional em desenvolvimento de software;
    – dominar inglês para leitura de documentação técnica;
    – morar em Porto Alegre;
    – conhecimento de ferramentas open source para este tipo de desenvolvimento;
    – querer REVOLUCIONAR A MOBILIDADE URBANA.Desejável:
    – conhecer PHP e Python;
    – ter experiência de integração com ferramentas AWS;
    – curso superior em engenharia da computação, ciência da computação, informática e afins.SOBRE A BORA
    A Bora é uma startup que visa diminuir nossa dependência do automóvel individual com uma nova forma de transporte.
    Sua tecnologia de roteamento inteligente permite transporte coletivo sob demanda e sem transferências, com preços a metade do táxi.

    Com a Bora, passageiros inserem sua origem e seu destino no app e são atendidos por veículos coletivos que alteram suas rotas em tempo real para atender as solicitações da forma mais eficiente possível, calculadas por um algoritmo inteligente.

    Queremos vencer o conceito de rotas fixas para transporte coletivo, permitindo viagens ponto a ponto – sem transferências – a preços acessíveis.

    O serviço alia a praticidade do transporte individual ao custo reduzido de uma corrida coletiva e compartilhada, e acreditamos que esta solução será uma peça fundamental no futuro da mobilidade urbana.

Neste anuncio de programador temos a informação que o mesmo vai produzir programas de computador do tipo Back End, ou seja vai ficar na camada de software que o usuário não vai visualizar. Geralmente são as operações que movem um software, é como se fosse um motor de um carro, você usa o carro, mas não vê ou percebe que é o motor que faz a engrenagem rodar.

O desenvolvimento dos programas são para os ambientes móveis que usam os sistemas operacionais Android e IOS e sites de administração. Conforme anuncio, o candidato dever conhecer o ambiente do sistema operacional Linux.

As linguagens de programação são Java, C e C++ com programas que serão aplicados em páginas da internet.

REST é uma abreviação de Representation State Transfer, ou traduzindo, Transferência de Estado Representacional. Este protocolo refere-se a uma alternativa para a construção de serviços WEB.

Destaco a necessidade de conhecer o inglês técnico, ou seja na leitura de documentação técnica em inglês.

Você deverá enviar seu curriculum para análise no site do Bora aos cuidados do Anthony.

Esta vaga foi publicada no site do Baguete.

Características comuns solicitadas nos anúncios

Há várias outras informações que são definidas em anúncios de emprego, vou citar algumas:

Candidato deverá ter as competências técnicas necessários ao cargo, possuindo uma boa organização, comprometimento com as metas definidas e facilidade de adaptação as mudanças. Deverá ser autodidata, seguro e confiante em suas decisões, tendo vontade de aprender coisas novas e somar seus conhecimentos a um time de desenvolvimento e a uma empresa em constante evolução.

Outra característica:

Boa comunicação escrita e oral, Adaptação e flexibilidade, facilidade de trabalhar em equipe, Capacidade de análise e resolução de problemas, Planejamento e organização e Postura profissional.

Veja que além de ser bom programador, você tem que ler textos em inglês, saber se comunicar de forma correta, tanto de forma escrita quanto oral. Saber estudar e ser autodidata, estar convicto em suas decisões, ou seja saber argumentar e estar seguro que tomou a decisão certa. Ser uma pessoa organizada, ter postura profissional.

Quantas vezes falamos sobre isto em nossas aulas, que um programador além de “saber fazer” precisa ter outras qualidades que serão necessárias para o desenvolvimento de software. Pense sobre isto, reflita, procure por outras vagas e veja o que estão pedindo, veja os salários que são pagos e então decida-se.

As exigências para viver de programação são bastante grandes, mas também são muito vantajosas, eu acredito que vale a pena pagar o preço.

Um grande abraço a todos, deixe suas dúvidas, seus comentários e bons estudos.

Antonio H Reis

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *